domingo, 30 de dezembro de 2007

Apresentação Formal de um Trabalho de Pesquisa

É fundamental que conheças as partes constituintes de um trabalho, são elas:
  1. Capa;

  2. Página de rosto;

  3. Índice;

  4. Introdução;

  5. Desenvolvimento;

  6. Conclusão;

  7. Anexos;

  8. Bibliografia.

Cada uma destas partes deverá ser apresentada separadamente:

1. Capa: nela deverá constar o nome do (s) autor (es) e o título do trabalho;


2. Página de Rosto: nesta página deve indicar-se:

  • O nome da Escola;

  • A disciplina a que se destina o trabalho;

  • O nome do professor;

  • O título do trabalho;

  • Os nomes dos autores e os respectivos números e turma;

  • A data.

3. Índice: este refere os capítulos que formam o trabalho, os quais devem estar numerados. Deve indicar-se a página correspondente a cada um de acordo com a paginação geral do trabalho, que é iniciada na página de rosto e que corresponde à página 1.

4. Introdução: na introdução deverão ser postos em evidência o interesse e a importância do assunto e a forma como ele irá ser tratado.

5. Desenvolvimento: constitui a parte central do trabalho. Convém ser redigido e, se possível, ilustrado com cuidado, tendo como base os teus conhecimentos e as informações recolhidas. Poderás formular questões a que procurarás responder, e dar a tua opinião fundamentada. Poderás ainda recorrer a citações, ou seja, transcrever frases ou textos de autores. É importante que os textos transcritos apareçam destacados e sejam curtos. O que transcreveres tem que vir sempre entre aspas. No desenvolvimento, o tema proposto será tratado não todo de uma vês e desordenadamente, mas subdividido em pequenos capítulos, apresentados separadamente.

6. Conclusão: esta serve para fazer um resumo breve do que pretendeste demonstrar ao longo do trabalho. Nela poderão ser apresentadas novas pistas de investigação do mesmo assunto.

7. Anexos: nos anexos podem incluir-se documentos que sirvam de apoio ao trabalho, gráficos, mapas, quadros, gravuras, inquéritos utilizados, etc., e que devem ser numerados (anexo I, anexo II, anexo III…) e legendados.

8. Bibliografia: a bibliografia deve ser apresentada por ordem alfabética dos apelidos dos autores cujas obras foram consultadas, ou pelos títulos, caso aquelas sejam consideradas anónimas. Se consultares a Internet e/ou CD-ROMs, deverás indicar os nomes dos sites consultados, o respectivo endereço e/ou os títulos dos CD-ROMs que consultaste, bem como a data que acedeste.