segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Regras para elaborar a Bibliografia (trabalho de pesquisa)


A indicação da bibliografia deve obedecer às seguintes regras:

Primeiro, deve indicar-se o último nome ou apelido do autor em maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio, nome da obra em itálico, volume, editora, local da edição e data.


- Exemplo: CORTESÃO, Jaime, Memórias da Grande Guerra, Portugália Editora, Lisboa,1968.


Caso se trate de 3 autores, deve indicar-se o nome de todos eles; se forem mais de três, colocamos o nome do primeiro seguido de “e outros”.

Se a publicação não tiver autor definido, o título deverá escrever-se em itálico e colocar-se também por ordem alfabética.

Quando se trata de um artigo inserido numa obra, jornal ou revista, deve indicar-se o nome do autor, título do artigo entre aspas, título da publicação em itálico, número da publicação, data e páginas (primeira e última).


- Exemplo: MENDES, José M. Amado, “A arqueologia industrial: problemática e potencialidades”, in Vértice, II Série, Maio-Junho de 1993, pp. 9-13.


Para a informação pesquisada na Internet, em CD-ROMs educativos e em enciclopédias multimédia como fontes de informação, as regras de indicação destes materiais são:


- Exemplo: Ferramentas Web – Web 2.0 – List of Web 2.0 application links. Em http://www.web20searchengine.cm/web20/web-2.0-list.htm%20(consultado em Junho de 2007).